Procure aqui

sábado, 4 de junho de 2011

Colégio Militar do Rio de Janeiro aprovou mais dois alunos em universidades americanas



Em 2010, mais dois alunos do tradicional Colégio Militar do Rio de JaneiroCMRJPaulo Ricardo Souza Costa e Estella  Barbosa de Souza, foram aprovados em processos seletivos para universidades americanas (EUA).

Segundo matéria do jornal O DIA, de 14 de agosto de 2010, o Colégio Militar do Rio de Janeiro está se tornando um dos maiores "exportadores" de alunos brasileiros para concorridas universidades americanas. 

No ano anterior, Flávia Medina foi a única brasileira aprovada com bolsa integral para Harvard. Em 2010, após passar por duro processo seletivo, mais dois estudantes do CMRJ conseguiram bolsas de ensino para instituições de ensino nos Estados Unidos. Os resultados chamaram a atenção da direção de Harvard, cujo representante, Jim Pautz, visitou o CMRJ para palestra, junto com os alunos aprovados e a equipe da Comissão Fullbright (que orientou os alunos).

Ainda segundo o jornal O DIA, em 2010, dos únicos três estudantes brasileiros que foram para a Universidade Yale, em Connecticut - por onde já passaram três ex-presidentes americanos -, o aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro, Paulo Ricardo Souza Costa, é o único de escola pública. "Sem o Colégio Militar, não teria conseguido chegar até aqui", orgulhou-se.

Estella passou para a Universidade Bryn Mawr, na Pensilvânia. Os dois alunos sonham em ser professores. Ele de Química, e ela de Astronomia. Embora já saibam o que querem, nos Estados Unidos os alunos farão dois anos de faculdade antes de decidir a carreira.

Grato pelo ensino que recebeu, Paulo deixou para trás o apito de funcionários da rígida escola militar e foi para os EUA, assim como Estella. Na bagagem, os dois ex-colegas de turma levaram roupas, bandeiras e camisas do Brasil, cartas de amigos e um plano em comum: "queremos ajudar a transformar a educação no Brasil", resumiu Estella.

O jovem Paulo participou do Programa Oportunidades Acadêmicas, que incentiva jovens talentos a se 
inscreverem em universidades americanas e pagarem os custos da seleção, cerca de R$ 5,5 mil. O programa é da Education USA, órgão oficial do governo dos Estados Unidos que promove o ensino superior americano pelo mundo, representado pela Comissão FullBright.

Os interessados devem entrar em contato com educationusa@fulbright.org.br ou no site www.educationusa.org.br.

Segundo a coordenadora nacional do Education USA e da Comissão Fullbrigth, Andrezza Martins , "a maioria dos estudantes que vão para os EUA sempre foi de escolas internacionais. É importante o Brasil se ver representado em escolas de ponta e, entre nossos futuros líderes, estarem pessoas de todas as classes, que chegaram lá não por condição social, mas por méritos".


Fonte de Pesquisa para a postagem: Site do Jornal O DIA e Site da Comissão Fullbright
Foto: Jornal O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário