Procure aqui

sábado, 4 de junho de 2011

Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM)




A Escola

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante - EFOMM é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados, não só do Brasil, mas também para jovens cujo país de origem não tenha uma Escola de Marinha Mercante, ou para jovens cujo país de origem possua intercâmbio de alunos, como Peru, Panamá, Equador, República Dominicana, etc.

O Brasil atende como referência para a América Central, América do Sul e Parte da África. Isso atesta o nível de capacitação profissional a que o Oficial brasileiro se lança no mercado.

Funciona em regime de internato



O que a EFOMM oferece ao aluno?

São benefícios aos alunos o ensino gratuito, alojamento, uniforme, roupa de cama, assistência médica e odontológica e ajuda financeira mensal.
Estrutura física e tecnológica da EFOMM
A EFOMM dispõe das facilidades existentes no CIAGA, dentre elas: modernas salas de aula, laboratórios bem equipados, biblioteca, salão de leitura, piscinas, instalações para prática de esportes terrestres, ginásios, cinema, grêmios recreativos e culturais.




Cursos da EFOMM

Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos.
O curso terá dois períodos e será desenvolvido em oito semestres:
- Período Acadêmico - composto de seis semestres letivos em regime de internato
- Período de Estágio - compreendendo dois semestres embarcado para o curso de Náutica e um semestre embarcado para o curso de Máquinas, cumprindo estágio supervisionado.



Onde são desenvolvidas as atividades de ensino?

As atividades de ensino serão desenvolvidas nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e compreendem:
- atividades acadêmicas – desenvolvidas em salas de aula, laboratórios, a bordo de embarcações, plataformas, terminais marítimos, estaleiros e simuladores;
- atividades militares – desenvolvidas com vistas à formação militar-naval e compreendem disciplinas curriculares, embarques, formaturas, cerimônias e eventos cívico-militares, serviço diário, prática de liderança e atividades de rotina das Organizações Militares; e
- atividades extraclasse – destinam-se a complementar o curso e compreendem palestras, seminários, filmes, visitas, atividades sociais e esportivo-culturais, de interesse para a formação do aluno.



O que se estuda na EFOMM?

Dentre as várias disciplinas que compõem esses cursos, podem ser citadas: português, inglês, matemática, navegação, arte naval, eletricidade, eletrônica, estabilidade, datilografia, legislação marítima, máquinas, desenho técnico, automação, iniciação à ciência da computação, entre outras.
Estágio

Após o término do 3º ano, o aluno realizará, obrigatoriamente, o Estágio de Praticante, denominado Programa de Estágio (PREST), a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo, exclusivamente em empresas indicadas pelos Centros de Instrução.


Os estudantes são militares ou civis?
Durante os semestres acadêmicos, os alunos são militares, conforme previsto no Estatuto dos Militares, por estarem realizando a Formação de Oficiais da Reserva da Marinha.
Após a declaração de Praticantes, os alunos são desligados do Serviço Ativo da MB, incluídos como Guarda-Marinha na Reserva, de acordo com a legislação em vigor. Como alunos civis, passam a ser regidos pelas Normas do Ensino Profissional Marítimo (EPM) e o Regimento Interno dos Centros de Instrução.

Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.


O Concurso

Os jovens interessados devem ser submetidos a um exame de seleção, onde serão avaliados seus conhecimentos de Português , Inglês, Física e Matemática. Os candidatos aprovados e classificados são matriculados na ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE - EFOMM e, ao fim do 1º ano, farão a opção para as especialidades de Náutica ou de Máquinas.
As inscrições para o concurso ainda não estão abertas, mas existe a previsão para que o concurso seja realizado nos dias 20 e 21 do mês de agosto, segundo o calendário interno do CIAGA. Acompanhe no site: http://www.mar.mil.br/ciaga/efomm/inicio.htm#


Quem pode se inscrever?
O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha abre suas portas para todos os jovens brasileiros entre 17 e 24 anos que possuam o diploma de segundo grau e queiram fazer carreira no mar.

Fonte de informação para esta postagem: Site do CIAGA, Wikipedia e site oficina concurso

Esta matéria foi escrita especialmente para @completehere!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário