Procure aqui

sábado, 4 de junho de 2011

Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)


“Aqui começa a preparação do futuro oficial combatente do Exército.



A Escola

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) localiza-se na cidade de Campinas, estado de São Paulo. É uma instituição com mais de meio século de existência, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), responsável pela formação do oficial combatente do Exército.



O que é o curso

O aluno da EsPCEx realiza em um ano, um curso equivalente à 1ª Série do Ensino Superior, acrescido de formação militar necessária ao futuro cadete da AMAN. Inclui-se, além das disciplinas do Ensino Superior, a disciplina de Instrução Militar, entre outras de cunho preparatório para a AMAN e a vida militar, com ênfase na preparação física do aluno através do Treinamento Físico Militar (TFM). A conclusão do curso garante ao aluno, além da opção de ingressar na AMAN, o Certificado de Reservista devido ao cumprimento do serviço militar dentro da EsPCEx.


Novidade

A partir de 2012, a EsPCEx será o primeiro ano de formação do oficial de carreira do Exército da linha do Ensino Militar Bélico, que passará a ser feita em cinco anos. Portanto, a Escola transformar-se-á em Estabelecimento de Ensino Superior.
Isso se deu a partir da Portaria 152 do Chefe do Estado-Maior do Exército, de 16 de novembro de 2010, aprovou a diretriz para a implantação da nova sistemática de formação do Oficial de Carreira do Exército Brasileiro da linha de Ensino Militar Bélico. Segundo essa diretriz, o curso de Bacharel em Ciências Militares vai durar cinco anos, sendo o primeiro deles na EsPCEx e os quatro restantes na AMAN. Assim sendo, muitas disciplinas de nível superior não propriamente profissionais passarão a ser ministradas na Escola. A instrução militar também será reforçada. Isso permitirá maior disponibilidade de carga horária na AMAN para disciplinas que atendam às novas demandas da formação do oficial combatente no século XXI.



Dia a dia do aluno

O Aluno da EsPCEx, assim como da Academia Militar das Agulhas Negras, durante o curso, fica no sistema de internato, voltando a sua casa apenas nos finais de semana. Assim sendo, ele tem uma rotina na Escola. Vejamos a da EsPCEx:

05:50 – Alvorada (como os militares chamam o horário de acordar)
06:20 às 06:40 - Café da manhã
06:50 - Formatura Matinal
07:20 às 12:10 - Aulas
12:30 - Almoço
13:20 - Formatura na Companhia
13:50 às 15:20 - Aula
15:40 - Treinamento Físico Militar
18:30 - Jantar
18:50 às 22:00 - Horário "livre"
22:00 - Toque de silêncio



Concurso de Admissão

O ingresso na EsPCEx é feito por intermédio de um concurso de admissão realizado anualmente a nível nacional, para jovens do sexo masculino que estejam cursando, ou tenham concluído, a 3ª Série do Ensino Médio. A isncrição ocorre através do site da EsPCEx


Fonte de informação desta postagem: Site do Exército Brasileiro, Site da EsPCEx e Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário